4 simples lições de oratória que mudaram a vida de Warren Buffett

Você sabia que o lendário Warren Buffet ficava literalmente doente quando tinha que falar em público? Oratória

Aprenda como ele superou esta limitação e melhorou sua oratória para se tornar um dos homens mais ricos do mundo Oratória

Muitas pessoas nem imaginam que um dos homens mais influentes da atualidade dono de uma fortuna invejável já teve grandes problemas com a sua oratória.


O lendário investidor e empresário Warren Buffett costumava ficar  tão aterrorizado com os discursos em público, que ele ficava fisicamente doente antes de subir ao palco.


“Você não pode acreditar como eu me comportava quando tinha que falar em público”, lembra Buffett na biografia, “The Snowball: Warren Buffett e Business of Life”. “Eu vomitava”.

Mas o jovem investidor estava determinado a superar seu medo e incapacitante de falar em público e a até mesmo com com Susan Thompson, com quem Buffett mais tarde se casaria.

Assim, ele se matriculou em um curso de oratória. Depois de finalizar, Buffett estava confiante o suficiente para falar em público e, talvez o mais importante, pedir a Susan em casamento.

O CNBC relacionou 4 grandes lições que ajudaram Buffet a superar o tal “Medo de falar em público”, são dicas simples mas que aplicadas farão grande diferença para que você tenha uma oratória de alto nível, confira:

1. Mente de aprendiz

Uma das características mais marcantes de Buffet é a mentalidade de aprendiz, isso o torna além de uma pessoa muito mais interessante, também permite que ele tenha um conteúdo muito acima da média.

Um bom comunicador é ao mesmo tempo versátil em vários temas e profundo em sua especialidade e isso só é possível através de uma mente sempre aberta a aprender.

Não pense que oratória é um dom de pessoas abençoadas, não, muito pelo contrário, é uma HABILIDADE, que deve ser aprendida e desenvolvida por todos que desejam ser protagonistas em sua vida.

Uma das técnicas para nos sentirmos seguros nas apresentações em público é ter a certeza de que realmente temos domínio sobre o que vamos falar. Em outras palavras, se assumimos a condição de aprendizes e insistimos em pesquisar o máximo possível sobre o tema, as chances de fazermos uma boa apresentação são muito maiores.

2. Suas histórias e experiências são muito ricas, fale sobre elas

Falar sobre suas experiências, dificuldades e sucessos é o caminho mais curto para conquistar sua audência.

Buffet, muitas vezes incluia histórias engraçadas sobre sua vida e carreira, o que criava automaticamente uma conexão forte com a plateia.
Pense em alguns fatos, engraçados, surpreendentes e até mesmo tristes sobre sua vida, extraia alguma lição disso e utilize em suas apresentações, você vai se surpreender em como as pessoas vão se engajar na sua apresentação.

 

Não é segredo pra ninguém, o ser humano adora uma boa história.

3. Siga um roteiro utilizando notas

Se você assistir Buffett falar, você verá que ele raramente olha para um pedaço de papel.
Isso porque um dos principais princípios para um bom discurso é o roteiro bem estruturado.
Quando pensamos em roteiro, não estamos falando apenas em escrever uma lauda cheia de ideias, afirmações e refutações, mas sim de uma preparação profunda e estruturada, que compreenda um…

  • Início impactante
  • Conteúdo Relevante
  • Final Emocionante

Um roteiro organizado desta forma te dará a segurança necessária para falar com naturalidade a sua plateia. Mas lembre-se, nunca leve um texto para falar ao público, utilize sempre cartões pequenos e simples contendo apenas os principais tópicos a serem tratados na apresentação.

Se você tem dificuldades de criar um discurso ou apresentação estruturada que prenda a atenção da sua plateia do início ao fim, clique aqui e baixe agora esse e-book grátis que vai te ensinar o passo a passo para fazer apresentações no estado da arte.

 

4. Apaixone-se pelo seu tema!

A paixão e o entusiasmo com o qual transmitimos qualquer mensagem é diretamente proporcional ao engajamento.

Quantas vezes já vimos pessoas falaram de maneira tão apaixonada por qualquer tema que nos sentimos ao menos impelidos a conhecê-lo

Sorrir, ter “energia positiva” e exalar confiança faz uma grande diferença.
Warren Buffett tornou-se apaixonado por investir, ganhar dinheiro e alcançar o sucesso mesmo sendo jovem. Esse entusiasmo persistente ocorre em seus discursos e entrevistas o que o torna hoje uma referência de superação a

E ai gostou destas dicas, então coloque as em prática e deixe seus comentários aqui embaixo.

Muito Sucesso Pra Você!

Heverson Barbosa

Fonte Referência: https://www.cnbc.com/2017/02/03/4-public-speaking-lessons-that-changed-warren-buffetts-life

Oratória é a arte de transformar seus sonhos em realidade através da comunicação intencional e natural.
Heverson Barbosa.

 

Oratória e comunicação

fale bem agora!