Comunicação e PNL, pressupostos que você não pode ignorar

QUANDO UM NÃO QUER, DOIS NÃO BRIGAM Não é este o ditado? Você está disposto a tomar a frente da situação em momentos de con ito nas relações interpessoais? Veja neste guia algumas recomendações importantes que ajudarão você dirigir uma conversa para uma solução satisfatória. 1. ACEITE QUE SEU PONTO DE VISTA É UMA VISTA DE UM SÓ PONTO Cada um entende uma situação pelo filtro do seu modelo de mundo, em especial pelos seus valores. O custo de não arredar o pé de seu ponto de vista é eliminar fatos e que podem contribuir para entender o todo da questão. 2. ESCLAREÇA SUAS EXPECTATIVAS Nós comparamos a situação atual com a expectativa que nós temos de uma situação desejada. Em matéria de relações interpessoais, não temos controle sobre o comportamento e pensamento do outro. Por isso, podemos ter emoções negativas quando não conseguimos o que queremos. Esclareça suas expectativas ao invés de criar exigências a respeito do que o outro deve pensar, sentir e fazer. 3. COMUNICAÇÃO NÃO É O QUE VOCÊ FALA, MAS SIM O QUE O OUTRO ENTENDE DO QUE VOCÊ FALA O significado da sua comunicação é a resposta que você recebe… Independente da sua intenção. Quando a resposta que você está obtendo de seu interlocutor não está coerente com a mensagem que você está enviando, preste atenção ao “como” você está falando e faça ajustes em seu discurso. Lembre-se: a resistência do seu interlocutor é …

falar em público de maneira apaixonada

Exploda! Desintegre! Detone! Como Falar em Público de Maneira Apaixonada

Você está agindo com segurança quando fala em público?Nosso objetivo é hoje mesmo mandar tudo pelos ares para que você possa falar em público de maneira apaixonada!    Ah! Como é importante falar em público de maneira apaixonada! Às vezes vale a pena sair do seu campo para saber mais sobre o que você já está fazendo. Na verdade, isso é praticamente sempre o caso. Você é um arquiteto? Bem, você lê filosofia, não é? Um analista financeiro? Eu suponho que você descobriu poesia. E eu sei disso, como dançarina, você está estudando astronomia. Para trazer isso para o mundo do discurso público: se seu trabalho exige que você fale em seu nome ou de sua organização, um domínio que você deve estar constantemente explorando é a ficção. O que nos leva a Ray Bradbury. A palavra falada é tão importante para os apresentadores como a palavra escrita é para os autores. Seu conteúdo é tão rico e evocativo quanto as palavras que você usa para expressá-lo. Seu idioma está aumentando seu sucesso com o público ou enfraquecendo sua influência? Aprenda as palavras e frases que podem estar a caminho do seu sucesso! Leia o meu artigo “Palavras persuasivas para turbinar sua comunicação e oratória”.  Se você não conhece Bradbury (1920-2012), sugiro que procure saber sobre ele. Nos romances do autor americano – mas muito mais nos contos – você encontrará uma nota contínua para os verões da infância, as …

Confiança ao Falar em Público: 3 Dicas Fáceis para ser Mais Convincente

Você é convincente, domina a atenção quando fala em público? Aprenda estas três maneiras de assumir o controle de suas apresentações e ser um líder que demonstra confiança ao falar em público para ganhar respeito máximo da sua audiência! Como já dizia Einsten:”Se você não pode explicar algo de forma simples, então você não entendeu muito bem o que tem a dizer”. Então, neste artigo, você terá três dicas bastante simples, de maneira que você entenderá como pode usar sua voz e estilo de discurso para atrair a atenção, sendo claramente reconhecido como um líder que tem confiança ao falar em público. Aqui estão três maneiras práticas de obter a máxima credibilidade e o envolvimento dos ouvintes, enquanto controla o discurso em seu benefício. Sua voz precisa reter a atenção Falar em público é difícil. Lá está você, exigindo que uma audiência – às vezes totalmente estranhos – preste muita atenção por uma quantidade significativa de tempo e acredite naquilo que você está defendendo. (É claro que, em um dos paradoxos típicos da performance, falar em público também é fácil: afinal, é só você lá em cima, discursando sobre algo pelo qual você é apaixonado com pessoas que compartilham interesse no tópico. Mas, por enquanto, vamos ficar com a ideia A de que “falar em público é desafiador”.) Para cercar todos aqueles ouvintes (para que eles sejam ouvintes!), você precisa dominar sua atenção, de imediato. Claro, você tem uma ótima informação …

Ator Líder Comunicador

Como Falar Como Um Líder: O Poder da Performance! [Dicas Práticas]

Você emprega o poder da performance quando você está no palco? Veja como alcançar uma real liderança em seu próximo discurso ou apresentação em alto nível. Liderança é performance. E mais do que nunca isso é verdadeiro em se tratando de falar em público. No drama observado pelas partes interessadas em sua organização ou indústria, você tem o papel de protagonista.  Os líderes mais bem sucedidos têm uma sensação intuitiva de teatro, desempenhando muitos papéis e convidando os outros a encenarem suas partes. Mas suas habilidades de performance não são somente importantes quando você está no palco! Sempre que você interage com os outros, você está no centro das atenções. As pessoas fazem julgamentos sobre você com base na maneira como você fala, soa, se move e interage com o mundo. Quer aumentar a sua capacidade de falar como líder? Saiba como moldar sua mensagem, conecte-se aos membros da audiência e use seu idioma corporal e voz para falar com um impacto maior. Então, Você está Pronto para Falar de Liderança? Dicas para aprimorar seus talentos naturais como orador Aprender a falar como líder transformará o componente mais importante do seu sucesso pessoal e organizacional: comunicação efetiva. Em uma pesquisa recente realizada pela empresa de software de apresentação Prezi, 70% dos trabalhadores americanos concordaram que as habilidades de apresentação são críticas para o sucesso profissional.[1] E uma pesquisa da Harvard Business Review mostrou que as habilidades de comunicação e apresentação …

Palavras Persuasivas Para Turbinar sua Comunicação e Oratória

Que as palavras são poderosas todo mundo sabe, agora quais são essas palavras que turbinam a nossa comunicação e oratória para produzir discursos, palestras, aulas, apresentações, etc. altamente persuasivas? Estas palavras persuasivas são usadas por políticos, pastores, padres, líderes, escritores, apresentadores, vendedores, empresas e suas propagandas na TV, Internet, rádio e email, enfim, qualquer pessoa ou organização que tem a intenção de converter você a comprar produtos, serviços e/ou ideias. Um muito estudo muito interessante da psicóloga social Ellen Langer, que foi publicado no blog Copyblogger (referências ao final deste post), mostra o poder de apenas uma palavra quando ela pediu para usar uma fotocopiadora: “Desculpe-me, eu tenho cinco páginas. Posso usar a máquina de Xerox “- 60% disseram OK “Desculpe-me, eu tenho cinco páginas. Posso usar a máquina de Xerox porque eu estou com pressa “- 94% disseram OK O uso da palavra “porque” fez uma enorme diferença. Isso mostra que quando damos uma razão para executar uma ação, há maior entendimento e consequentemente colaboração. É por isso que palavras tem poder. Desde as mais antigas civilizações a palavra era utilizada como elemento de persuasão inclusive com técnicas que se parecem muito com o que conhecemos hoje como hipnose, por isso o uso destas palavras deve ser com moderação e ética.   As 20 palavras mais influentes, por David Ogilvy Em 1963, David Ogilvy, que é conhecido como “o pai da propaganda”, publicou sua lista das 20 palavras mais persuasivas em publicidade. Será que você já escutou algumas delas na boca de alguém? De repente …

Timidez, acabe com isso de uma vez por todas!

Você se considera uma pessoa tímida? Você já perdeu oportunidades por medo de falar? Você se sente envergonhado ao dar sua opinião? Você já se sentiu em desespero ao ter que falar em público? “Como Uma Técnica Simples Faz Com Que Você Destrua sua Timidez e Insegurança em Menos de Um Mês” A verdade é uma só, você nasceu para ser confiante, sociável, ousado e bem-sucedido. Mesmo que você tenha sido tímido, introvertido e antissocial até hoje. Essa informação é para você? Antes de começar a ler essa página, descubra se essa informação é realmente para você respondendo SIM ou NÃO às perguntas a seguir: Você sofre para falar com estranhos, conhecer pessoas e fazer amigos? Você tem medo de falar em público? Você é inseguro?Você tem uma autoimagem negativa? Você se preocupa demais com as opiniões e julgamentos alheios?   Se você respondeu SIM, para qualquer uma dessas perguntas você precisa ler este artigo. Preste muita atenção no que será dito aqui porque essa pode ser a grande oportunidade para acabar com sua timidez definitivamente! Por que será que algumas pessoas conseguem conversar e conhecer pessoas naturalmente e com facilidade enquanto outras se sentem impotentes e extremamente inseguras só de olhar nos olhos de alguém? Por que será que quando você consegue, com muito esforço iniciar uma conversa com alguém, parece que é quase impossível de se manter uma boa conversa, o silêncio e a ansiedade toma conta e …

O que é Oratória? A origem da arte e técnica de falar em público.

Quando alguns ouvem falar de oratória logo pensamos em algo erudito, antigo e até ultrapassado, mas a bem da verdade é que desde os tempos antigos até os dias de hoje falar em público é um grande diferencial competitivo em um mundo onde a comunicação é cada vez mais exigida. Surgimento da Oratória: A oratória surgiu na Sicília no século V a.C., e foi criada para os advogados na época que agiam tentando rever os bens e as propriedades de seus clientes tomadas pelos tiranos da época. Mesmo nos primórdios da cultura grega, falar bem em público era tão importante quanto realizar grandes proezas. Uma das imagens mais antigas  da sociedade grega mostra Telêmaco, filho de Odisseu, discursando na Assemb leia de Ítaca a fim de se livrar dos pretendentes da mãe, Penélope, e obter uma embarcação para procurar o pai desaparecido. Até o século -VI, mais ou menos, a arte de falar adequadamente em público era vista como dom natural e privilégio de poucas pessoas afortunadas, em geral pertencentes à aristocracia. Com o fim das tiranias e a instituição das assembleias e conselhos populares nas póleis, porém, o cidadão comum passou a reconhecer a importância de dominar bem a oratória. Clique aqui e aprenda como fazer discursos memoráveis  Com o advento dos sofistas, a oratória recebeu grande impulso e, poucos anos depois, chegou ao apogeu em Atenas, lugar especialmente propício aos discursos políticos e judiciários, graças à efervescência cultural posterior às …

Linguagem Corporal, Oratória e Utilização do Espaço!

Que tal falar em público de uma forma que convença?  Este é sem dúvida um grande desafio para quem vai fazer um discurso, apresentação ou palestra. Pensando sobre isso nós separamos algumas dicas práticas para você usar o poder da linguagem corporal alinhados a utilização correta do espaço ao seu favor para criar um impacto positivo em sua plateia.  Vamos para o que interessa? Espaço 1. Não estou falando do espaço de planetas, galáxias e alienígenas de Hollywood. Refiro-me ao espaço que você e eu ocupamos quando fazemos  uma  apresentação por mais pequeno ou amplo que seja essa área ela tem que ser leva em consideração quando pensamos intencionalmente na construção da nossa comunicação. A forma como você se movimenta, seus gestos, sua postura não só ajuda a moldar a resposta da audiência para você, mas também afeta como você se sente sobre si mesmo. De entrevistas de trabalho a grandes discursos, o público responde ao que você mostra ou demonstra.  Ou seja, uma boa apresentação deve conter uma boa performance de palco, isso leva em consideração o uso do corpo e do espaço de maneira inteligente, natural e sincronizada. Como você se porta afeta diretamente a percepção das pessoas. Você informa o público sobre aspectos de sua confiança, profissionalismo e prazer de falar antes de abrir a boca. Uma vez que os ouvintes estão preparados para a apresentação que está prestes a começar, suas antenas estão ligadas. Eles começam …

Como lidar com perguntas em suas apresentações?

Neste vídeo eu mostro como lidar com uma das situações mais complicadas para quem fala em público, ás perguntas. Muita gente só de pensar em ser questionado(a) já fica tenso(a), afinal as perguntas podem ser dúvidas reais ou não, fáceis de responder ou não, de amigos ou até de inimigos. O fato é que as perguntas te colocam a prova e falhar nesse momento pode não ser algo irrelevante. Se você quer saber como lidar bem com essa situação clique no vídeo e depois compartilhe essa preciosa dica.

Obama e o seu legado na oratória

É inquestionável a habilidade e oralidade singular de Obama que na última década o apoiaram de forma deslumbrante para avançar em suas políticas. Em sua estratégia de final de mandato, Obama usará menos o telepronter e mais a tela, ou seja ele falará mais de “improviso” para se aproximar das pessoas e deixar um legado. Lembrando claro que essa fala de improviso, diz mais respeito a forma do que o conteúdo, pois mesmo um homem que se destaca pela sua comunicação pode ser traído pela falta de preparação que alguns insistem em chamar de improviso. “Ele quer falar menos para o povo e falar mais com o povo”, explicou a diretora de Comunicação da Casa Branca, Jen Psaki, referindo-se à nova abordagem que será adotada pelo presidente em seu último ano de mandato. Certamente, haverá mais discursos e mais retórica elevada, mas Obama pretende fazer uso de mais conversas e reuniões em grupo para transmitir sua mensagem e se aproximar das pessoas.   Poucas pessoas em sua posição teriam envergadura para tal proeza, pois o risco de uma pergunta constrangedora ou a abordagem de um tema espinhoso é muito grande, mas sua habilidade intelectual com certeza farão estes debates muito ricos, sem contar a preparação intensa que o mesmo está se submetendo para tal. O ponto de partida no dia 12 de janeiro foi Louisiana, onde ele conversou diretamente com eleitores, a respeito de seu discurso sobre o Estado da União pronunciado. Saiba como …