Ator Líder Comunicador

Como Falar Como Um Líder: O Poder da Performance! [Dicas Práticas]

Você emprega o poder da performance quando você está no palco? Veja como alcançar uma real liderança em seu próximo discurso ou apresentação em alto nível.

Liderança é performance. E mais do que nunca isso é verdadeiro em se tratando de falar em público.

No drama observado pelas partes interessadas em sua organização ou indústria, você tem o papel de protagonista.  Os líderes mais bem sucedidos têm uma sensação intuitiva de teatro, desempenhando muitos papéis e convidando os outros a encenarem suas partes.

Mas suas habilidades de performance não são somente importantes quando você está no palco! Sempre que você interage com os outros, você está no centro das atenções. As pessoas fazem julgamentos sobre você com base na maneira como você fala, soa, se move e interage com o mundo.

Quer aumentar a sua capacidade de falar como líder? Saiba como moldar sua mensagem, conecte-se aos membros da audiência e use seu idioma corporal e voz para falar com um impacto maior.

Então, Você está Pronto para Falar de Liderança?

Dicas para aprimorar seus talentos naturais como orador

Aprender a falar como líder transformará o componente mais importante do seu sucesso pessoal e organizacional: comunicação efetiva. Em uma pesquisa recente realizada pela empresa de software de apresentação Prezi, 70% dos trabalhadores americanos concordaram que as habilidades de apresentação são críticas para o sucesso profissional.[1] E uma pesquisa da Harvard Business Review mostrou que as habilidades de comunicação e apresentação estão entre as competências que as empresas mais premiam.[2] Outro artigo do HBR disse tudo no título: “Liderança é uma conversa”.[3]

A boa notícia é que para incorporar qualidades de liderança quando você fala, a estratégia mais poderosa é simples: aproveitar seus talentos naturais. O discurso público, isto é, reflete quem você é.

Algum papel seria mais fácil para você?

O que pode enviá-lo para o caminho errado da fala em público, no entanto, é a ideia de que realizar um discurso é algo especial. Você pode vê-lo como um evento fora do comum, um momento de alta visibilidade em que você precisa se elevar acima de suas competências comuns. Mas a verdade é que você está sempre se apresentando!

Falar em Público é Apenas mais uma Performance

Você conhece a frase “Quando em Roma, faça como fazem os romanos”? Bem, você já está fazendo isso. Ao longo de cada dia, você ajusta sua atitude e comportamento de acordo com as necessidades das pessoas e da situação em que você enfrenta. O “você” apresentando ao seu conselho é diferente do que você está em casa com seus entes queridos, com amigos antigos da escola secundária ou tentando sair do seu bilhete acelerado!

Quanto mais cedo você perceber que mesmo um evento em que se exige discurso de alto nível é apenas mais uma performance, mais rapidamente você se permitirá ser você mesmo. Isso é importante, porque o público só quer o autêntico você. Qualquer tentativa de parecer e soar “excelente” vai ser percebido como forçado. Os ouvintes realmente querem conhecer você e se conectar com você.

Você já possui o conhecimento, o modo de fazer e a experiência que o levaram a esse lugar de liderança. Agora, tudo o que você precisa é deixar seus talentos naturais aparecerem – talvez com alguma ajuda das melhores práticas da oratória.

Aumentando o Nível da Sua Performance

É hora, então, de recalibrar: considerar como você alcançará o próximo nível e realmente falar como líder. Para fazer isso, você precisa entender a arte de apresentação. Logo mais falaremos sobre isso. Mas primeiro, aqui estão três “mantras” que você pode ter em mente para se dar um bilhete premiado na aposta de um Discurso Público Memorável.

  1. Preste mais atenção ao seu propósito do que seu conteúdo.

Você já tem experiência e domina o assunto plenamente. Mas você sabe como realizar uma análise da audiência para apresentações de negócios, para ser claro ao se comunicar?

  1. Estabeleça um relacionamento e conecte-se com o público.

Você separa um tempo para pensar e praticar para realizar este ato essencial de falar pela liderança? Você sabe, por exemplo, como dominar um estilo de discurso com uma grande audiência? Você assistiu a vídeos de apresentações que você realizou para observar como tem realizado os discursos? (Se você não faz rotineiramente, peça para alguém gravar seus discursos, comece agora!)

  1. Seja orientado para a ação.

No auge da “corrida espacial” dos Estados Unidos com a União Soviética em maio de 1961, o presidente John F. Kennedy declarou corajosamente: “Creio que esta nação deveria comprometer-se a alcançar a meta, antes que termine esta década, de aterrissar o homem na lua e trazê-lo de volta à Terra sem perigo”. O objetivo foi alcançado em 20 de julho de 1969, no dia em que Neil Armstrong caminhou na lua. Como palestrante em sua própria profissão, você deve seguir a liderança de Kennedy ao aprender como fazer uma audiência e levar as pessoas a ação. É uma das melhores maneiras – às vezes o único caminho – para medir o sucesso de seus discursos.

Escolha um papel… E faça o palco!

O seu melhor guia para elevar o nível da sua performance real em falar de liderança é assumir um papel na arte de atuar. Os atores de teatro (em oposição aos atores de filmes e TV) devem projetar sua personalidade em uma quantidade considerável de espaço para alcançar a presença de palco.

Considere isso: a distância da frente do palco para a última fila da orquestra em um teatro da Broadway pode ser de 45 metros e ainda mais quando um ou mais balcões estão incluídos!

Qual a extensão da sua liderança?

Olhar e mudar com confiança em falar em público é um claro exercício de liderança. Seja qual for o conteúdo da sua mensagem, sua representação deve corresponder ao seu material em termos de impacto. Faça o seu movimento, gestos e nível geral de energia exatamente grande o suficiente para alcançar a pessoa mais distante de você. Você criará apenas o “tamanho” certo para o seu discurso em termos de audiência e local.

Ok, você pode não estar agindo como um ator com a necessidade de ser ouvido na última linha sem um microfone. Mas você pode se surpreender com as maneiras de agir e falar de negócios são semelhantes. Por exemplo, a arte de palco e o desempenho de liderança compartilham esse fato importante: para se comunicar com o público em público, você deve cultivar a capacidade de alcançar todos os membros de um grande grupo. Isso significa desenvolver e projetar presença física.

Seja gestos, expressões faciais, contato visual ou seu uso do palco, você precisa se sentir confortável na arte de apresentar não apenas informações, mas você mesmo. Sim, você precisará se tornar maior do que a vida. Mas você abraçará seus ouvintes, cada um deles no espaço em que você está falando, ao fazê-lo.

Finalmente, como líder, você precisa persuadir e ativar as principais partes interessadas e “multidões difíceis”, desde funcionários até conselhos para públicos externos. Claramente, esse aspecto da liderança exige mais do que grandes habilidades de plataforma. O público em questão tem antenas sensíveis quando se trata de autenticidade e credibilidade de um líder. É quando suas qualidades como um líder altruísta que se preocupa em dar aos melhores ouvintes aumentarão seu poder na arena de falar em público.

Quer melhorar ainda mais sua comunicação e oratória?

Referências

[1] Carmine Gallo, “New Survey: 70% Say Presentation Skills Are Critical for Career Success” Forbes, September 25, 2014.

[2] Boris Groysberg, “The Seven Skills You Need to Thrive in the CSuite” Harvard Business Review, March 18, 2014.

[3] Boris Groysberg and Michael Slind, “Leadership Is a Conversation” Harvard Business Review, June 2012.