Linguagem Corporal, Oratória e Utilização do Espaço!

Que tal falar em público de uma forma que convença? 

Este é sem dúvida um grande desafio para quem vai fazer um discurso, apresentação ou palestra. Pensando sobre isso nós separamos algumas dicas práticas para você usar o poder da linguagem corporal alinhados a utilização correta do espaço ao seu favor para criar um impacto positivo em sua plateia. 

Vamos para o que interessa?

Espaço 1.

Não estou falando do espaço de planetas, galáxias e alienígenas de Hollywood. Refiro-me ao espaço que você e eu ocupamos quando fazemos  uma  apresentação por mais pequeno ou amplo que seja essa área ela tem que ser leva em consideração quando pensamos intencionalmente na construção da nossa comunicação.

A forma como você se movimenta, seus gestos, sua postura não só ajuda a moldar a resposta da audiência para você, mas também afeta como você se sente sobre si mesmo. De entrevistas de trabalho a grandes discursos, o público responde ao que você mostra ou demonstra. 

Ou seja, uma boa apresentação deve conter uma boa performance de palco, isso leva em consideração o uso do corpo e do espaço de maneira inteligente, natural e sincronizada.

Como você se porta afeta diretamente a percepção das pessoas.
Você informa o público sobre aspectos de sua confiança, profissionalismo e prazer de falar antes de abrir a boca. Uma vez que os ouvintes estão preparados para a apresentação que está prestes a começar, suas antenas estão ligadas. Eles começam a pegar informações úteis no momento em que você anda no palco ou para a frente da sala. (Ou no momento em que olham o seu caminho como você está prestes a falar na reunião.)

A postura é importante não só quando você vai a frente para falar em público, mas também quando você chega no ambiente, anda, olha, ajusta o microfone, etc.

Confira duas maneiras de ajudar a reforçar o seu auto controle:

  1. Imagine uma corda amarrada ao topo de sua cabeça que vai para cima presa ao céu. Alguém lá em cima está puxando suave e firmemente na corda para te deixar alinhado, com uma postura ereta, confiante e seguro, levantando sua auto-estima e te apoiando para o sucesso.
  2. Abra a área do peito, solte os ombros, em seguida coloque as mãos na cintura imitando a posição do Super Man/Mulher Maravilha, respire fundo, com a cabeça levantada repita mentalmente: Eu posso, eu quero, eu consigo. Permita que estas afirmações te empoderem.

Ambas as técnicas são visualizações de atores. Eles são destinados a ajudar efetivamente usar seu corpo para alcançar a presença e  conexão com o público imediatamente.

Espaço 2. Você considera este elemento nas suas apresentações? Embora planejar gestos é sempre uma má idéia, é importante pensar nos gestos alinhados ao espaço que será utilizado, pois ao utilizar determinados gestos combinados ao espaço ajuda o seu público a memorizar mais o conteúdo de sua palestra.

Como palestrante, você tem a obrigação de ter um bom desempenho. Você agora é um líder e deve comandar seu esforço físico e mental para dar um show na sua palestra.

Pensar intencionalmente na



aliado a utilização inteligente do espaço é uma boa dica para o comunicador que busca alta performance em sua oratória. Quando estes dois elementos estão operando em conjunto a comunicação ganha mais eficácia.

Conheça um pouco mais do nosso trabalho em www.heversonbarbosa.com