TCC, e agora? 7 Top dicas para fazer bonito em sua apresentação.

O curso terminando, as férias se aproximando, a correria aumentando, e se aproxima a tão esperada e temida banca de TCC.

Para que este dia seja um dia incrível preparei algumas 7 para você fazer bonito em sua apresentação de TCC.

 Então vamos lá!
1. Prepare-se para o pior!  Uau, que dica terrível para começar… Não se assuste, não quero que pense que será um dia ruim, muito pelo contrário, será um dia incrível, mas tenha em mente que nenhuma técnica que eu for te ensinar, substituirá uma preparação profunda.
Quando eu faço este alerta, quero que tenha em mente todos os cenários possíveis, por exemplo: E se um projetor não funcionar, se seu carro quebrar, se um colega da equipe passar mal, se acabar a luz… Etc. Quanto mais bem preparado você estiver menos, sofrerá com possíveis imprevistos.

2. Ganhe a banca: Um início bem treinado que considere, agradecer à banca e ao orientador pela oportunidade e pela presença, soarão muito positivamente em sua primeira impressão, que com certeza refletirá na disposição dos mesmos em te assistirem e te avaliarem positivamente.

Não se esqueça de usar um vocabulário adequado para a ocasião! Nada de gírias como “tá”, “tipo”, “na verdade”. Atenção ao vestuário, deve ser sóbrio e adequado e ao mesmo tempo confortável.

3. Slides profissionais: Utilize os slides apenas como guia e não fique lendo o que está escrito, por isso é recomendável usar títulos persuasivos e imagens de boa qualidade para que o seu material transmita credibilidade e confiança no domínio do tema.

Não existe um padrão no que diz respeito a criação de slides, mas alguns elementos são muito bem vindos, por exemplo: a logo da universidade, o problema de pesquisa com objetivos, justificativa, considerações sobre o estudo com os autores estudados, o aprendizado, gráficos visualmente inteligíveis, metodologia, conhecimento adquirido e bibliografia. E atenção, evite slides cheios de efeitos, sons, e poluídos. Aqui em baixo deixarei um slide SOAP como modelo para você se inspirar.

4. Respire fundo: A respiração é fundamental para nos dar equilíbrio, por isso antes de entrar no palco, se concentre, respire calma e profundamente, imaginando sua apresentação, sua performance, de uma forma positiva e confiante.

5. Ouça músicas que te inspiram: para que você não entre relaxado de mais a ponto de parecer sem energia e confiante demais a ponto de negligenciar o básico, um friozinho na barriga é normal, o importante é você saber que você deu o seu melhor, domina o tema e tem uma performance bem treinada.

6. Cuide da sua postura: Evita ficar com os braços e pernas cruzadas, olhando para cima, pro lado, pra baixo, olhe para sua banca.

Apoie sua coluna, deixe a ereta com os dois pés cravados no chão para te dar equilíbrio e sustentação e use as mãos para complementar sua fala com leveza e elegância.

7. Treine, treine, treine: Na frente do espelho, filmando com seu celular, treine de ponta a ponta sua apresentação como se fosse literalmente para a banca, isso fará seu cérebro se acostumar com o cenário o que evitará o stress e a adrenalina da supresa e consequentemente os famosos brancos. (Um curso de oratória é uma grande ideia neste momento tão importante)

Agora que você já sabe as top 7 dicas para arrasar em sua apresentação de TCC, basta colocar em prática e se preparar para arrasar e comemorar mais esta vitória em uma etapa tão importante da vida.

Boa sorte protagonista!

Heverson Barbosa

 

Se você tiver alguma dúvida sobre oratória e comunicação, converse conosco, nós podemos e queremos te ajudar!

 

[email protected]